#01 Reflexões – Jacqui Schiff e Jean Clarke – duas cientistas e dois conceitos

Maku de Almeida (institutomir.com.br)

 

Um dos encantos de se estudar é encontrar os pontos de conexão entre autores. A Análise Transacional é pródiga em exemplos de considerações complementares ou antagônicas a respeito dos seus diferentes conceitos. É natural que à medida em que sigo na leitura, além do maravilhamento das descobertas e das reflexões consequentes, inevitável identificar, em uma linha de tempo, as expansões que um (a) autor(a) produz a partir da obra de outro(a). De uma maneira geral, mesmo que em observações de oposição, os autores honram a origem e respeitam a construção teórica dos antecessores. De tantos, selecionei dois exemplos interessantes que podem ilustrar o acima exposto. Os conceitos: Quadro de Referência e Desqualificação. As autoras: Jacqui Schiff e Jean Clarke

 

Quadro de Referência
Em 1975, Jacqui Lee Schiff e Aaron Schiff (Cathexis Institute) publicam um artigo no qual apresentam conceito, fundamentos e diagrama PAC do Quadro de Referência. O mesmo tema é apresentado em um livro, que os dois autores e outros colaboradores publicam no mesmo ano, Cathexis Reader. Em 1988, Jean Clarke expande o conceito de Quadro de Referência, com inclusão de aspectos inéditos tais como os níveis de complexidade, as áreas de influência e a composição de cada uma destas áreas; e, uma diagramação pragmática que demonstra a estrutura das áreas de influência. No mesmo material, propõe intervenções pragmáticas para trabalhar o conteúdo com indivíduos e grupos. Em 1996, Jean Clarke publica no TAJ um artigo aplicado para a área educacional, no qual apresenta cinco conceitos úteis para a prática de facilitadores de educação, dentre eles o Quadro de Referência.

 

Desqualificação
Em 1975, no Cathexis Reader, Jacqui Shiff, liderando os profissionais do Cathexis Institute, apresenta o conceito da Desqualificação, vinculado ao conceito do Quadro de Referência. Desta publicação constam a Matriz de Desqualificação e as indicações de tratamento para cada nível de desqualificação. Em 1989/1998 Jean Clarke em parceria com Connie Dawson, publica no livro, Growing up Again, a expansão do conceito para aplicação na educação de pais e atendimento de famílias. Desta vez explora o tema de modo a deixar evidente a gênesis da desqualificação nas crianças e suas consequências no comportamento do adulto, bem como as alternativas possíveis para o empoderamento da pessoa. Em 2006, Ken Mellor que estava no grupo que escreveu o Cathexis Reader com a Jacqui Schiff, desta vez na companhia de um aluno de AT 101 Richie Macefield, publica no TAJ uma importante atualização na composição da Matriz de Desqualificação, chamada por ele de Matriz da Consciência da Desqualificação, representada pela inclusão da coluna de “responsabilidade”. Os autores também propõem trabalhar com rotas de desenvolvimento (planejadas e emergentes) utilizando a Matriz de Consciência da Desqualificação como planta baixa orientadora.

 

As autoras:

Jacqui Lee Schiff, M.S.S.W., foi uma das fundadoras e membro didata na ITAA, era do Conselho de Curadores e Diretora do Cathexis Institute em Alamo, Califórnia. A respeito dela Eric Berne disse: “Ela sabe como curar esquizofrenia. Ouça-a”. Livros publicados: All My Children. Transactional Analysis Treatment of Psychosis – Cathexis reader. A discussion of Ego states and Ego States Networks. A discussion of ego state pathology. Um aspecto curioso é: dados melhor detalhados da biografia de Lacqui Lee Schiff não estão disponíveis para consulta.

 

Jean Illsley Clarke (26 de abril de 1925/01 de julho de 2021) é uma educadora de pais certificada nacionalmente e conhecida internacionalmente. Ela é autora ou coautora de vários livros sobre famílias, incluindo Self-Esteem: A Family Affair; Growing Up Again, Parenting Ourselves, Parenting Our Children; Time-In: When Time-Out Doesn’t Work; How Much is Enough? Everything You Need to Know to Steer Clear of Overindulgence and Raise Likeable, Responsible, and Respectful Children. Who, Me Lead A Group? is about leadership skills. Ela projetou, testou e aplicou cursos para pais e ofereceu treinamento de facilitadores em toda a América e em outros países. Seus livros foram traduzidos para oito idiomas. Suas afirmações de desenvolvimento foram traduzidas para dez idiomas e usadas com grupos tão diversos quanto americanos ricos e sul-africanos desfavorecidos. Recentemente, ela esteve envolvida em cinco estudos de pesquisa sobre excessos. Clarke ganhou o Prêmio Eric Berne de 1995 na área de aplicações práticas por seu trabalho em Análise Transacional na educação dos pais. Ela foi designada Ex-Aluna Distinta do Ano de 1999 pelo Departamento de Ecologia Humana da Universidade de Minnesota e, no ano de 2001, pela Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano. Sua Nurture/Structure Highway está no Wall of Discovery da Universidade de Minnesota.
Ela tem mestrado em Desenvolvimento Humano e um doutorado honorário em Letras e outro em Serviços Humanos. Ela sempre foi comprometida em ajudar famílias e acreditava que as necessidades das crianças são melhor atendidas por adultos cujas próprias necessidades são atendidas. Há informações adicionais sobre ela no site www.overindulgence.info.

 

Referências bibliográficas em ordem cronológica
Jacqui Lee Schiff and Aaron Schiff Frames of Reference Transactional Analysis Journal (1975) 5: 290 DOI: 10.1177/036215377500500320
Jacqui Lee Schiff et ali (1975) Cathexis Reader – TA Treatment of Psychosis. Harper & Row, Publishers, Inc. Nova York (EUA)
Jean Illsle Clarke (1988) What is Frame of Reference? Newsletter for nurturing support groups Issue 46 Vol. 8 No. 4 May 1988, We. 16535-9th Ave., North; Plymouth, MN 55447.
Jean Illsle Clarke and Connie Dawson (1989,1998).Growing Up again, Parenting Ourselves, Parenting our Children. Haselden Publishing, Minnesota (EUA)
Jean Illsley Clarke (1996) The Synergistic Use of Five Transactional Analysis Concepts by Educators, Transactional Analysis Journal, 26:3, 214-219, DOI: 10.1177/036215379602600304
Ritchie Macefield and Ken Mellor (2006) Awareness and Discounting: New Tools for Task/Option-Oriented Settins, Transactional Analysis Journal, Vol.36, no. 1, January 2006